Professores da educação infantil intensificam capacitação

A superintendência pedagógica – Coordenação Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação – está com diversos cursos em andamento para formação de professores da educação infantil de Macaé.

O curso "Organizadores da Prática Pedagógica: a gestão do tempo" visa compreender o significado do tempo da educação infantil; reconhecer os diferentes tempos que existem na escola de educação infantil e como conciliá-los.

Os professores de educação infantil refletem sobre os tempos vivenciados no espaço escolar, buscando compreender como se desdobra as relações entre crianças e adultos, suas percepções, vontades e interesses. “A partir da compreensão da importância da gestão do tempo na educação infantil podemos perceber que cuidar da dinâmica diária da escola é fundamental para garantir o respeito aos direitos de aprendizagem de cada criança e sua subjetividade”, afirmou a coordenadora pedagógica, Roberta Siqueira.

Em "Organizadores da prática pedagógica: a gestão dos materiais e materialidades", professores, auxiliares e equipe gestora da Educação Infantil compreendem aspectos que conceituam e caracterizam os materiais artificiais e naturais e suas materialidades e reconhecem a importância do uso significativo para as crianças dos materiais na Educação Infantil.

Além disso, a programação analisa as relações que as crianças estabelecem, constroem, criam, inventam, investigam e produzem com os materiais que lhe são oferecidos e refletem sobre o papel do professor em toda a dinâmica no uso dos materiais e materialidades.

De acordo com a superintendência pedagógica, a capacitação "Organizadores da prática pedagógica: a gestão do espaço" parte da premissa de que é preciso junto aos educadores da Educação Infantil da rede de Macaé, pensar, estudar e construir formas de organização dos espaços que melhor respeitem a concepção de criança exposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), garantindo um brincar de qualidade.

"Escola como ateliê: arte e pesquisa na infância" compreende a dimensão estética como uma das dimensões importantes para a aprendizagem, valorizando a dimensão sensível do ato de educar por meio das linguagens expressivas. A qualificação integra, de forma lúdica, as diferentes linguagens de expressão e valoriza o ato criador das crianças.

No curso "Tenho um corpo, logo existo", o objetivo é refletir sobre a importância do lugar do corpo na escola. "Desta forma, nossa prática pedagógica objetiva proporcionar experiências significativas para a criança através do entrelaçamento das múltiplas linguagens, garantindo os direitos de aprendizagem e evidenciando o movimento na rotina da educação infantil", citou a superintendente pedagógica, Mariana Duarte.

O curso "Laboratório de expressão: a literatura e o teatro em diálogo", professores, auxiliares e equipes gestoras da Educação Infantil entram em contato com as memórias que o constituíram como professor, resgatam o olhar e o fazer poético do professor para sua jornada existencial e profissional.

Temas literários, artísticos, poéticos, teatrais e pedagógicos são trabalhados neste módulo. Além disso, cada cursista se compromete em escrever suas narrativas.

Fonte : PMM

Comentários

Aplicativos